Archinews

NUMA ZONA DE FRONTEIRA

/ | Deixe um Comentário

“A arquitetura, por convocar as artes e as ciências, está numa zona de fronteira. O projeto de arquitetura resulta exatamente deste cruzamento de opostos, desta síntese entre a precisão e o rigor e a ambiguidade e a clareza. Quando há troca de saberes o resultado final é sempre mais rico” João Mendes Ribeiro, Archinews ed#34

Ler mais »

HONORÁRIOS E LIFE CYCLE

/ | Deixe um Comentário

“A nossa capacidade de acrescentar valor e de poupar no life cycle do edifício é muito superior ao valor dos honorários. Quando um cliente procura o Norman Foster e lhe paga 10 por cento sabe que vai ter retorno dos honorários que lhe paga não sei quantas vezes. Um cliente internacional já percebe isso…” Nuno Leónidas, Archinews […]

Ler mais »

MEMÓRIAS

/ | Deixe um Comentário

“Temos de viver o nosso tempo respeitando a nossa identidade (…) O exercício difícil da arquitetura é transportar para o nosso tempo, não as formas traduzidas, os beirados, as chaminés rendilhadas, as barras azuis… mas um registo que encontre outras formas de preservar as memórias” Mário Martins, Archinews ed#32

Ler mais »

NOVOS E ANTIGOS VALORES

/ | Deixe um Comentário

“As condições económicas resolvem e filtram muita coisa. Já não há dinheiro para devaneios, e para erros de casting. Estou convencido que haverá retorno aos valores da disciplina. E que tem de ser feito por todos, pelas universidades, pelos centros de conhecimento, pela crítica arquitetónica…” Adalberto Dias, Archinews ed#31

Ler mais »

DESAFIOS

/ | Deixe um Comentário

“Não há lugar do mundo onde não se veja um anúncio e uma lojinha da Delta Cafés. O mesmo se passa com o Amorim e a cortiça. O Cristiano Ronaldo está em todo o lado. Não há viagem que faça onde não apareça no mais pequeno ecrã: a chutar uma bola, a anunciar um champô, […]

Ler mais »

A ESCOLA QUE TEMOS vs A ESCOLA QUE DEVEMOS TER

/ | Deixe um Comentário

“Há escolas que continuam a formar os alunos com a mesma postura da banda do Titanic. O navio afunda-se e continuamos a tocar como se tudo estivesse normal. Antigamente, o trabalho dos professores vinha para a sala de aula. O projeto, o problema era matéria. Houve tempo de uma relação muito direta entre a prática […]

Ler mais »
To top